Coerente com a tradição de ser o primeiro clube de iatismo do Brasil, o Iate Clube Brasileiro sempre conferiu atenção especial às atividades náuticas, preconizando, desde seu primeiro estatuto, o pleno uso dos melhores hábitos marinheiros. Além disso, o Clube tem por objetivo o congraçamento e aprimoramento físico, esportivo, artístico, recreativo, cultural e cívico do seu quadro associativo.
Ser um membro do Iate Clube Brasileiro é acima de tudo um compromisso. É desejar preservar a ética, tanto na terra como na água. É promover a paixão dos velejadores e zelar pela preservação do meio ambiente. A filosofia do Iate Clube Brasileiro baseia-se não só na necessidade de perpetuar, mas também de transmitir o património com mais de cem anos de história e garantir que o Iate Clube continue a ser um lugar tanto para a família quanto para os amantes de esportes náuticos.
Para se tornar um membro Iate Clube Brasileiro é preciso abraçar o “espírito do clube” baseado na lealdade das regras e aos princípios do clube. É difundir este espírito o mais amplamente possível. É incentivar as iniciativas de cada indivíduo e favorecer o diálogo entre os membros. Defender os valores de solidariedade onde a vontade de ajudar a todos os amantes do mar esteja presente. Ao mesmo tempo, é necessário garantir que a vela seja encorajada sempre. Estes são os objetivos dos membros do Iate Clube Brasileiro, que atribuiram uma Certa “Arte de Viver no Mar” em suas vidas diárias.